“Em Algum ponto, pensei que os jogos poderiam ter emoções, desde então a minha infância e recordações estão patentes nos meus jogos” Assim disse Myamoto depois de ter criado seu primeiro jogo de grande sucesso Donkey Kong.


Com apenas um esboço mostrado aos programadores que conseguiram retratar os desenhos que se via um gorila raptando uma moça e es que surge um homem bigodudo para salva-lá e quando o homem abria uma armadilha o gorila caia no alçapão, apareceu assim em 1981 Donkey Kong tornando-se um fenômeno que introduziu pela primeira vez ao publico alguns dos maiores personagens do mundo dos games.

As Máquinas de Arcades se tornou uma influência mundial para os vídeo games e em pouco mais de 10 Anos criaram um fenômeno de escala global introduzindo novas formas de entretenimento em massa.

O Incio da década de 80 foi marcado por superioridade técnica e conceptual dos vídeo games oferecendo ao seu vasto mundo novas formas de diversão os vídeo games domésticos se influenciavam em árcades e cada vez mais se importavam em fidelizar suas conversões más mesmo assim por terem hardware limitados suas versões eram inferiores aos árcades.

Os Arcades se tornavam assim o centro da tecnologia e referencia para os vídeo games, tinha o domínio absoluto e foi durante essa época que começaram a surgir os primeiros jogadores profissionais tornando os campeonatos de games uma febre mundial.

Em reposta os fabricantes introduziram opções em suas maquinas com os quais seus donos podiam escolher as dificuldades, vidas e a longevidade de uma só moeda. No mesmo período surgiram cada vez mais entidades a quererem lucrar com essa nova atividade apareceram maquinas em supermercados, centros comerciais e outros locais de comercio.


No entanto a consequência foi um inicio de mercado muito lotado e saturado o povo começou a dispersa-se e a perder o interesse era necessário inovar e rapidamente. Na segunda parte da década a empresa JAMMA (Japonês Arcade Machine Manufactory Association) começou a padronizar as estruturas conduzindo os custos de produção das empresas e regularizando as produções das placas de vídeo games ainda nessa época surgiram novos jogos que simulavam uma experiência física onde o foco era interagir no jogo de formas diferentes e Yu Suzuki Desiner de Games da sega foi o primeiro a trazer essas inovações contratado pela Sega em 1983 ele foi criador de jogos com Hang On e Out Run grande sucessos na época que já eram jogos que usavam simuladores mais foi com After Bunner que Suzuki jogo ao topo de suas criações com um simulador de aero nave oferecendo uma experiência única só desfrutadas nos salões de Arcades embora a regulamentação dos Arcades e essas novidades de simulações aparecendo a sua popularidade nunca mais seria a mesma.


Os próprios salões de jogos começavam a serem vistos como locais mal frequentados filmes dos cinema mostravam violência dentro dos salões e as noticias sobre vendas de drogar nesses locais eram constantes com isso assaltos passaram a ser frequentes sem falar nos pais que davam dinheiro para os filhos comprar materiais escolares e que acabavam torrando o dinheiro todo nos Arcades.
Perto do Final da década a concorrência dos consoles domésticos aproximou-se e a diferencia entre a qualidade dos jogos diminuiu. Os Gamers passaram a adquirir consoles que eram mais baratos com mesmo gráficos com conforto e segurança de suas casas.



Com cada vez menos públicos, muitos salões de Arcades foram obrigados a fechar ou apostar em outros formatos para sobreviverem fazem com que a Visão dos Criadores de jogos Arcades mudassem para a nova década que estava chegando os anos 90.
Golden Axe do Mega Drive e Golden Axe do Arcade pouca diferencia gráfica.
As duas primeiras décadas dos Arcades mais precisamente no período de 1979 e 1983 são conhecidos como a geração de Ouro dessa indústria , crescendo de um simples entretenimento para uma cultura em massa onde as pessoas conviviam, competiam, socializavam e jogavam os jogos de Arcades nessas duas primeiras décadas mudaram a cultura de massa introduziram ao publico geral novas formas de diversão mudando para sempre a forma de que nos entretermos tanto fora com dentro de casa.


HISTÓRIAS DOS GAMES
A História dos Arcades (parte 2)
14 Fevereiro / Publicado em História dos Games / Escrito por Ivo Medeiros

Com o Sucesso Mundial de Pac Man no inicio dos anos 80 sua vasta popularidade trouxe uma necessidade para a indústria de criar jogos direcionados a venda de produtos e sentindo essa necessidade de entrar ne mercado a Nintendo no Japão tentou Exporta para o mercado americano o seu popular Riders School, todavia não obteve a popularidade desejada. Eles tentavam criar algo novo para reaproveitar estruturas fabricadas com seus principais designer ocupados com seus novos projetos se vivaram a ocorrer ao seu mais novo empregado Shigeru Miyamoto. Miyamoto embora não fosse designer teve uma visão inspiradora os Video Games podiam ter historias.
O conteúdo das matérias veiculadas são de responsabilidade dos autores, uma vez que esse Portal é mero intermediário na comunicação digital.

Cearense, 37 anos, Design Industrial, publicitário, programador de jogos e Youtuber. Cursa Artes Visuais, é apaixonado por Games desde 1984, foi dono de locadora por 10 anos, adora jogos retros, é colecionador de vídeo games antigos e ultimamente segue seu sonho de um dia participar da criações de jogos.
