O lado positivo é que o Atari 2600 tem um trimpot que serve justamente para ajustar a matiz. Creio que a Atari, sabendo que a matiz variaria com o desgaste dos componentes, deixou o trimpot justamente para facilitar o ajuste.

Inclusive, há um pequeno furo na parte de baixo de todo Atari por onde é possível inserir uma chave de fenda e ajustar a matriz sem precisar abrir o console. Ou pelo menos era assim com os primeiros modelos, ao menos com os fabricados nos EUA.


Mas esse não é o caso deste modelo da Polyvox com a fonte embutida. O furo está lá, mas não há nada parecido com um trimpot que possa ser acessado por ele. Eu poderia simplesmente abri-lo, mas ele ainda tem os lacres originais da Polyvox. Aparentemente nunca foi aberto. Acabei deixando a ideia de lado até encontrar uma forma de abri-lo sem danificar os lacres.

Recentemente tive a ideia de remover apenas a tampinha da parte onde fica o compartimento de cartuchos e os switches. E para a minha surpresa e alegria, o trimpot de matiz estava ali. Consegui ainda ver alguma informação sobre a placa. Nela está escrito “Polyvox PCI 333 Rev. G”.
Também em favor do painel vermelho, temos o emulador Stella, que é bastante acurado em todos os aspectos. Mas sejamos justos, também há uma evidência contrária: o emulador MAME.


Na realidade é difícil definir a cor do painel do Enduro no MAME, pois é algo entre magenta e vermelho. Vinho? Não sei. Mas ainda assim é pelo menos 2 a 1 pro vermelho. E de qualquer forma eu confio mais no Stella do que no MAME quando se trata de emular o Atari 2600. Agora é o momento de ajustar o trimpot. O Enduro se mostrou bom para esta tarefa principalmente por haver apenas um sweet spot onde o painel fica vermelho e o verde fica bonito. Um leve deslize para trás ou para a frente e o painel fica magenta ou o verde fica escurão.
Infelizmente fotografar a tela leva a algumas distorções. A imagem real é muito mais bonita do que o que pode ser observado nas fotos. Mas de qualquer forma já dá para ver que as cores melhoraram bastante. Vale lembrar que este Atari 2600 está original, com saída apenas via RF. A conexão foi feita em uma TV CRT de 20 polegadas. Então uma boa dose de ruído é inevitável.



Depois do Enduro, resolvi dar uma olhada em como ficaram as cores do Pitfall. Aqui confesso que fiquei na dúvida. Me pareceram bonitas essas cores, mas se for para confiar no Stella, este laranja na verdade seria um tom de bege. Os tijolos seriam mais avermelhados. Enfim, muitas cores seriam diferentes. Mas mesmo ajustando o controle de matiz não consegui chegar nas cores do Stella.

Em seguida, resolvi fazer o mesmo ajuste de matiz no meu Atari 2600 com mod de vídeo composto e S-Video. Como minha TV CRT não tem S-Video, usei a entrada de vídeo composto.
No caso do Atari 2600 com mod de vídeo composto e S-Video, o ajuste foi bem pouco. Curiosamente o menu do Harmony Cartridge fica um tanto branco na TV CRT. Na TV LCD, usando o Framemeister, ele fica mais verde, ainda que a foto não mostre isso. Confesso que não sei qual é o correto.





O Pitfall no Atari VCS americano com mod de S-Video e Video Composto fica bem diferente do que eu observei no meu Atari 2600 da Polyvox. Aqui o bege não está alaranjado, mas sim esverdeado. O tronco das árvores está mais escuro. Os tons de verdes são diferentes. Enfim, todos os tons são um tanto diferentes.

Se tomarmos o Stella como referência, nenhum dos dois Ataris está correto, mas o Atari VCS americano com mod de S-Video e Video Composto está mais próximo. Confesso que não tenho uma conclusão para este artigo. O controle de matiz é eficaz em melhorar as cores do Atari 2600, mas ele não faz milagres. Particularmente, os tons de amarelo e laranja não mudam muito com o ajuste.
NERD DICAS
O conteúdo das matérias veiculadas são de responsabilidade dos autores, uma vez que esse Portal é mero intermediário na comunicação digital.

Cearense, 37 anos, Design Industrial, publicitário, programador de jogos e Youtuber. Cursa Artes Visuais, é apaixonado por Games desde 1984, foi dono de locadora por 10 anos, adora jogos retros, é colecionador de vídeo games antigos e ultimamente segue seu sonho de um dia participar da criações de jogos.

Ivo Medeiros
Diretor Executivo e Apresentador do Nerd Retrô
Ajustando a Matiz no Atari 2600
20 Março / Publicado em Nerd Dicas/ Escrito por Ivo Medeiros

Mas algo me incomodava naquele Atari 2600: as cores. Colocando o cartucho do Enduro, que tanto joguei na minha infância, eu já notava que as cores não estavam batendo. Um verde muito escuro no cenário e o “painel” em magenta.

Com o trimpot acessível sem precisar remover os lacres, resolvi finalmente ajustar a matriz. Poderia usar o Harmony Cartridge com alguma ROM que mostrasse uma paleta de cores. Mas preferi usar o próprio Enduro. Eu sei que minha memória poderia me enganar, então fui atrás de descobrir qual era realmente a cor do painel onde fica o odômetro e outras informações. Procurar screenshots na web é inútil, há muitos em que o painel é vermelho, e outros tantos em que o painel é magenta. Em favor do vermelho temos nada mais nada menos que a capa do próprio cartucho.